Sucesso de jovem produtor de abacaxi em Jaraguá inspira pai a voltar para o campo com apoio do Senar Goiás

Aos 24 anos, o jovem produtor Samuel Alves de Andrade decidiu acreditar no potencial da terra e assumir a responsabilidade pela propriedade da família em Jaraguá, no interior de Goiás. Com coragem e visão, ele apostou na fruticultura e, ao longo dos últimos anos, transformou o cultivo de abacaxi em uma atividade de alta produtividade e qualidade.

Atualmente, são mais de 160 mil pés plantados na propriedade, resultado de um crescimento gradual construído com dedicação e estratégia. “Você começa devagarzinho, vai crescendo, aí você vai multiplicando a área, vai crescendo. O jeito de trabalho antigo é um jeito, agora é um novo que a gente aprende com a assistência técnica”, relata Samuel.

O avanço da produção contou com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Goiás, que orientou Samuel na adoção de práticas modernas de manejo, organização da produção e uso eficiente de insumos. “Começa tanto da parte gerencial quanto a parte técnica. A gente começa melhorando a questão de defensivos, posicionando os defensivos da forma correta, na dosagem correta, trabalhando nessa questão de pragas e doenças, adubação, manejo correto, na hora correta, isso faz um todo um diferencial aí para a nossa produção”, explica o produtor.

O resultado positivo ultrapassou a lavoura. A trajetória de Samuel serviu de inspiração para o pai, que decidiu voltar a trabalhar no campo e hoje atua ao lado do filho. Juntos, resgataram o legado da família, unindo experiência e inovação. “A gente deu conta do desafio. Tive que pegar a responsabilidade todinha. Agora meu pai viu que com as técnicas certas, força de vontade dá lucro. Isso dá um orgulho para a gente”, afirma.

O técnico de campo do Senar Goiás, Pedro Santiago, que acompanha de perto a propriedade, destaca a evolução do jovem produtor. “Samuel já ampliou a área de produção e mantém a confiança de que pode ir além, sempre investindo em tecnologia e aprendizado”, pontua.

Animado com o futuro, Samuel reforça o compromisso com a qualidade do produto. “A gente tenta sempre crescer, né? Sempre fazer um fruto melhor, né? Levar para o comércio, um fruto diferenciado, doce e cada vez mais saboroso para o consumidor final”, completa.

Para conhecer como funciona a assistência do Senar Goiás na fruticultura e contar com um técnico gratuitamente em sua propriedade, basta procurar um Sindicato Rural.

📅 Data: 25 de agosto de 2025
📍 Local: Jaraguá – Goiás

Redação Pec&AgrBr

Missão: Fornecer informações de alta qualidade que ajudem a desenvolver o agronegócio brasileiro de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.