Presidente da Faeg afirma que apoio da extrema-direita ao tarifaço dos EUA prejudica o Brasil

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, afirmou nesta segunda-feira (21) que, caso a extrema-direita brasileira esteja de fato articulando apoio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos, essa atuação representa um prejuízo direto ao Brasil. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Jackson Abrão, transmitida pelo canal do jornal O Popular no YouTube.

“Sem dúvida o povo brasileiro se sente atingido, dizendo que esse grupo político [ligado ao ex-presidente Bolsonaro] está prejudicando o Brasil, e está mesmo”, disse Schreiner ao comentar a possível influência de figuras da direita brasileira no agravamento das sanções comerciais aplicadas ao país.

Ele destacou que esse contexto ajuda a explicar o resultado de pesquisas recentes, como as realizadas pelos institutos Quaest e Atlas/Intel, que apontam crescimento da avaliação positiva do presidente Lula em razão da percepção de que o tarifaço seria uma punição ao Brasil articulada por bolsonaristas nos Estados Unidos.

O presidente da Faeg também afirmou que é necessário confirmar a existência e a extensão dessa articulação: “Precisamos ter certeza de que há essa atuação [da extrema-direita] e essa força política para impor [o tarifaço]”.

Schreiner citou diretamente o nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que declarou publicamente ter participado de articulações por medidas que impactam negativamente a economia brasileira. Apesar disso, o dirigente rural afirmou ter dúvidas sobre o real poder de influência do parlamentar: “Não acho que o hoje deputado Eduardo Bolsonaro tenha essa influência, esse acesso ao presidente [dos EUA], mas se comenta que essa questão tem influenciado”, afirmou.

As falas de José Mário Schreiner ocorrem em um momento de tensão no setor produtivo nacional, especialmente no agronegócio, que teme os impactos diretos de barreiras comerciais impostas pelo governo norte-americano.

Perguntar ao ChatGPT

Redação Pec&AgrBr

Missão: Fornecer informações de alta qualidade que ajudem a desenvolver o agronegócio brasileiro de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.