Cerca de 80 cabeças de gado morrem de fome em fazenda de Santa Helena de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) investiga um grave caso de maus-tratos a animais em uma fazenda localizada a cerca de 15 km do município de Santa Helena de Goiás. Segundo informações da corporação divulgadas nesta terça-feira (22), cerca de 80 cabeças de gado morreram de fome e outros 200 animais estão em estado crítico, correndo risco iminente de morte.
A denúncia foi encaminhada inicialmente à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que acionou a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema). Após diligências no local, os policiais confirmaram a situação alarmante dos animais.
De acordo com a Polícia Civil, a responsável pela propriedade rural já foi identificada. Ela reside em Goiânia e será intimada a prestar depoimento nos próximos dias. A identidade da mulher não foi divulgada. Um inquérito policial foi instaurado, com requisição de perícia técnica para apurar as causas das mortes e avaliar as condições de saúde e manejo dos animais sobreviventes.
A Dema trata o caso como possível crime de maus-tratos, previsto na legislação ambiental brasileira, e deverá encaminhar os resultados da investigação ao Ministério Público para eventuais responsabilizações. A situação gerou forte comoção e alerta entre autoridades e entidades ligadas ao bem-estar animal.