Agro no centro da sustentabilidade: mudanças climáticas e descarbonização ganham espaço na Tecnoshow 2025

A Tecnoshow COMIGO 2025, realizada em Rio Verde (GO), reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao abrir espaço para o debate sobre mudanças climáticas e descarbonização no agronegócio. Um dos destaques da programação técnica foi a palestra do CEO da Eccaplan, Fernando Beltrame, que atraiu a atenção de um público diversificado — incluindo estudantes, cooperados e profissionais do setor.
Beltrame abordou os impactos das mudanças climáticas na agropecuária e as oportunidades de transformação por meio da adoção de práticas sustentáveis. “A iniciativa pode incentivar cada vez mais o produtor a implementar boas práticas na produção e, com isso, disseminar ações de agricultura regenerativa, agrofloresta e integração lavoura-pecuária-floresta”, explicou. Ele defendeu ainda a remuneração dos produtores rurais por meio da comercialização de créditos de carbono, apontando o mercado como um instrumento relevante para a transição rumo a um agro mais sustentável.
Além da palestra, a Eccaplan esteve à frente de uma ação inédita na Tecnoshow: a neutralização das emissões de gases de efeito estufa geradas durante todo o ciclo do evento, desde a montagem até a desmontagem. A compensação será feita com a compra de créditos de carbono gerados por produtores certificados, como os de café, contribuindo diretamente com iniciativas ambientais concretas.
“Esse é o primeiro passo: conhecer o seu impacto ambiental. A Tecnoshow já tem esse olhar atento para a sustentabilidade e está de parabéns por assumir esse compromisso”, afirmou Beltrame. Ele destacou ainda a participação ativa dos visitantes, que puderam utilizar uma calculadora desenvolvida pela Eccaplan para estimar e compensar suas próprias emissões de carbono durante a feira.
Segundo o CEO, essas ações representam mais do que compromissos institucionais. “É uma ação educativa e efetiva. Tenho certeza de que esse tema vai crescer cada vez mais aqui em Goiás e no agronegócio como um todo”, disse. Para Beltrame, entender e mensurar as emissões em “quilo de CO₂” é um passo importante para tornar o setor rural um protagonista na luta contra as mudanças climáticas.
Ao incluir temas como descarbonização, créditos de carbono e agricultura regenerativa em sua agenda, a Tecnoshow reforça sua posição de vanguarda e mostra que o futuro do agro está diretamente ligado à sustentabilidade e à inovação responsável.