Frigorífico Valencio suspende abate em Jataí devido a desafios estruturais e alta no preço do gado

Na manhã desta quinta-feira (3), funcionários do Frigorífico Valencio, em Jataí (GO), foram surpreendidos com a paralisação das atividades no setor de abate. A empresa, que iniciou operações na cidade em dezembro de 2023, utilizava uma estrutura já ocupada anteriormente por outros frigoríficos e havia anunciado a geração de 480 empregos diretos e o abate de 500 cabeças de gado por dia.

A decisão da empresa foi atribuída à necessidade de adequações na planta industrial, que devem ser realizadas pelo proprietário da estrutura, além do impacto da alta no preço do gado. Embora setores como desossa, exportação e mercado interno sigam operando, o número exato de funcionários dispensados não foi oficialmente divulgado.

Trabalhadores relataram que a comunicação sobre a demissão ocorreu logo no início do expediente, sem aviso prévio. Muitos demonstraram preocupação com o pagamento de seus direitos trabalhistas. A empresa garantiu que os salários do mês serão pagos na próxima segunda-feira (8) e que o acerto trabalhista deve ocorrer em até dez dias.

A previsão é que o setor de abate possa retomar as operações em aproximadamente seis meses, caso as condições estruturais e econômicas permitam. O caso segue em acompanhamento, e novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos dias.

Redação Pec&AgrBr

Missão: Fornecer informações de alta qualidade que ajudem a desenvolver o agronegócio brasileiro de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.