Fusões e aquisições no agro aumentaram 140% em 2024, mostra estudo

O agronegócio, setor que tem impulsionado a economia brasileira nos últimos anos, registrou um aumento de 140% na quantidade de fusões e aquisições em 2024, de acordo com dados de um relatório divulgado pela KPMG.

Entenda

  • No ano passado, segundo o levantamento, foram concluídas 12 operações no agro, com destaque para os segmentos sucroalcooleiro e de fertilizantes.
  • Em 2023, o agronegócio havia registrado cinco transações. Em 2022, foram 11, e em 2020 e 2021, nove.
  • Ainda de acordo com o relatório, o agro teve o maior número de fusões e aquisições dos últimos 5 anos em 2024.

“Essa performance do segmento de fertilizantes era esperada, dado que é uma atividade intensiva em capital e exposta a riscos de contrapartes, particularmente em um contexto de aumento de recuperações judiciais na agropecuária”, observa Giovana Araújo, sócia-líder de agronegócio da KPMG.

Das 12 operações concluídas em 2024, cinco foram realizadas entre empresas brasileiras, três envolveram companhias estrangeiras que adquiriram capital de empresas estabelecidas no país, três foram de brasileiros comprando de estrangeiros outra empresa estabelecida no Brasil e uma teve estrangeiros adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no mercado nacional.

O estudo da KPMG mostrou ainda que, ao todo, o Brasil teve 1.582 fusões e aquisições em todos os setores da economia durante o ano passado.

Na comparação com o ano anterior, a alta foi de 5%.

Redação Pec&AgrBr

Missão: Fornecer informações de alta qualidade que ajudem a desenvolver o agronegócio brasileiro de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.