Café: colheita no Brasil alcança 69% e supera desempenho de 2024

A colheita de café no Brasil referente à safra 2025/26 alcançou 69% do total estimado de produção, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (11) pela consultoria Safras & Mercado. O avanço representa um incremento de nove pontos percentuais em relação à semana anterior, evidenciando um ritmo acelerado das atividades no campo.

Segundo a consultoria, o progresso dos trabalhos está acima do verificado no mesmo período do ano passado, quando a colheita havia atingido 66% da produção, e também supera a média dos últimos cinco anos para este momento da temporada, que é de 62%.

O café canéfora (também conhecido como conilon ou robusta) lidera os índices de colheita, com 88% da produção já colhida. O número supera os 83% registrados nesta mesma época em 2024 e os 80% da média quinquenal.

Já o café arábica, principal variedade exportada pelo Brasil, teve 58% da safra colhida até o momento. O índice está em linha com o desempenho registrado no ano passado, mas ainda assim superior à média dos últimos cinco anos, que é de 52%.

Os dados reforçam o bom andamento da safra 2025/26, que tem se beneficiado de condições climáticas favoráveis e maior eficiência operacional por parte dos produtores, segundo a análise da consultoria.

Redação Pec&AgrBr

Missão: Fornecer informações de alta qualidade que ajudem a desenvolver o agronegócio brasileiro de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.