Embaixadores discutem expansão comercial com Goiás durante fórum na Tecnoshow COMIGO

A Tecnoshow COMIGO 2025 abriu espaço para o diálogo internacional ao sediar o fórum “Diálogo com Embaixadas”, que contou com a presença de embaixadores e representantes de nove países. Realizado no Auditório 3 na tarde do dia 7 de abril, o evento promoveu o debate sobre oportunidades de negócios entre as nações participantes e o Brasil, com foco especial no estado de Goiás.
Segundo o chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, a iniciativa buscou apresentar o histórico comercial e as perspectivas de parcerias com o apoio de técnicos do governo estadual, da prefeitura de Rio Verde e da cooperativa COMIGO. “O estado e o município são as instâncias mais próximas dos setores produtivos, e é por meio desse tipo de relação que é possível efetivamente fechar negócios. Os benefícios dessas interações são de longo prazo”, destacou.
Raphael Martins, subsecretário da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, destacou a aposta do estado em tecnologia e inteligência artificial. “Temos o centro de pesquisa mais bem avaliado do País e Goiás está posicionado na vanguarda desse tema”, afirmou.
Perspectivas internacionais
O México foi representado por Alejandro Ramos Cardoso, encarregado de Negócios da Embaixada, que avaliou como subaproveitada a relação comercial com o Brasil. “É inacreditável que as duas maiores economias da região latino-americana e do Caribe tenham uma troca comercial abaixo do potencial”, afirmou. O conselheiro Marco Antonio Sanchéz completou destacando os acordos comerciais mexicanos e o interesse por grãos e proteínas animais produzidos em Goiás.
Da República de Belarus, o encarregado de Negócios Pavel Liashkevich destacou a importância das exportações para o país, que representam 66,8% do PIB. Ele ressaltou a relevância da agricultura, responsável por 6,5% da economia local, e a intenção de fortalecer a cooperação agrícola com o Brasil.
A China, na fala da ministra Conselheira Shao Yingjun, lembrou que mais de um terço das importações brasileiras são produtos agrícolas. Ela enfatizou o crescente interesse de empresas chinesas pelo mercado goiano e a expectativa de ampliar a cooperação.
Também participaram do fórum: a embaixadora do Suriname, Angeladebie Ramkisoen; a chefe da Embaixada da República Tcheca, Pavla Havrlíková; o representante do Sindicato Rural Jovem da Rússia, Dmitry Pekurovsky; o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic; a embaixadora do Timor-Leste, Maria Ângela Carrascalão; e o embaixador de Trinidad e Tobago, Gerard Greene.
Pela COMIGO, estiveram presentes Eduardo Hara, gerente de Geração e Difusão de Tecnologia, e Israel Santos Freitas, gerente Comercial.
Rio Verde apresenta a “Rota do Agro” como destino turístico
A superintendente de Planejamento e Projetos Turísticos de Rio Verde, Tassiany Costa Oliveira, apresentou a campanha “Rota do Agro – Rio Verde – Goiás”, destacando o município como polo nacional do agronegócio e novo destino turístico estratégico.
Com forte infraestrutura, produção agropecuária expressiva e conexão ferroviária pela Norte-Sul, Rio Verde é responsável por 31,5% das exportações de Goiás e movimenta até 11 milhões de toneladas por ano.
“O roteiro propõe experiências ligadas ao agroturismo tecnológico, científico, educacional e de negócios, além de visitas a fazendas modelo com foco em sustentabilidade”, explicou Tassiany.
A Tecnoshow COMIGO segue se consolidando como espaço de promoção de inovação, tecnologia e integração global, aproximando o agronegócio brasileiro de mercados e oportunidades internacionais.